domingo, 12 de julho de 2020


                                                   
                                                        UMA GRANDE FIGURA!

 
Está perdida na memória a data em que eu conheci a aniversariante de hoje! 
Quando “me deixaram” ir na casa de alguém, sozinha, para brincar, eu já ia na casa dela!
Digo “figura”, porque eu chegava e ela já estava lá, na mesa, estudando! Sim, ela estudava primeiro, para depois ir brincar! Se a brincadeira fosse “de missa”, eu tinha que ficar “estátua”, não podia rir, nem dizer besteira! Ela me esculachava!
Um dia, cheguei muito cedo.
-A Regina está na casa da avó.
Fui na casa da “dindinha”: ela estava comendo “arroz com pastel”!
-Arroz com pastel, Regina?
-Sim.É o meu prato preferido!
Ela teve que aprender tricô, na marra. Deram-me um “crochê” para fazer. Nós fizemos, até uns tempos atrás, eu ainda tinha a tolhinha vermelha! Ficou um horror! A blusa dela? Perfeita!
Ela fazia os “cartões de natal” que mandava para nós, todas nós!
Certo dia, ela “inventou” que estava gorda e ia fazer dieta. Então, quando chegava na casa dela, antes de estudar, esperava a Regina fazer as flexões que ela inventou, num tempo que não existia youtube, nem Google! Depois, ela dobrava a roupa, guardava o calçado e, então, ia me ENSINAR MATEMÁTICA, que ela já tinha estudado antes.
Ela tentava, tentou muito, pobre amiga. Mas, eu só queria falar, conversar, contar alguma coisa prá ela... e ela ouvia, com toda a atenção! Viveu comigo a época em que sonhei os meus sonhos mais lindos e também quando passei por alguns pesadelos!
Em dias de provas escolares, eu a cutucava:
-Regina, como vamos resolver esta questão?
-Tenta deste jeito, eu tento do outro tá?
-Tá.
Adivinhem quem acertava? Ela, claro!
Lembram-se da ginástica? Pois é, ela fazia depois de já ter “passado a matéria a limpo” e estudado o que tínhamos aprendido naquele dia. Quando explicava para nós (sim, não era só eu, “sua aluna”, haviam outras tantas), ela reaprendia tudo.
Quando começamos, TODAS a escrever poesias, ela era a mais metódica, rimas em profusão, até que um dia, eu me cansei, e soltei um: “como as abelhas”!
-O que é isto Rita? Não tem nada a ver!
-Eu sei, mas tu dissestes que eu tinha que rimar. Só achei “abelhas” para combinar!
E assim, se passaram 10, 20, tantos anos né?
Só hoje me dou conta, o quanto aprendi que disciplina, dedicação e rigor podem fazer bem para um ser humano. Mesmo sem perceber, eu segui o teu exemplo, por pura admiração, e só ganhei com isto. Até te usei como exemplo, quando foi a hora de educar os meus filhos, eu dizia:
-façam assim, que dá certo, porque eu sei!
Regina Dos Santos, FELIZ ANIVERSÁRIO! Peço a Deus que te abençoe sempre! Meus planos eram de passar um dia contigo, comemorando esta data tão importante, mas não deu! Aceite um grande abraço, meu e do Ze!

Nenhum comentário:

Postar um comentário